Atividades

PROAMDE-FEFF       |       PROAMDE-HUGV


O PROAMDE-FEFF conta com a participação de acadêmicos e profissionais de Educação Física, Pedagogia e Letras, os quais desenvolvem atividades excenciais para a melhor organização e funcionamento do programa.

Além de atuarem como professores, responsáveis pela programação, planejamento e avaliação das aulas de uma determinada turma, os acadêmicos e profissionais são responsáveis, também, por um vetor (estrutura administrativa de organizaçao geral do programa), auxiliando toda e qualquer atividade “extra-classe” que fazem-se importante para o PROAMDE; participam de um grupo de estudo; e trabalham em pesquisas e em projetos.

Como descrito na missão e nos objetivos do PROAMDE, o insentivo a pesquisa é acentuado. Os acadêmicos e profissionais desenvolvem pesquisas de iniciação cienífica; elaboram e publicam artigos científicos; estruturam e atuam em projetos realizados paralelarmente ao PROAMDE. Estas pesquisas e projetos são de grande importância para o enriquecimento do trabalho desenvolvido com os alunos.

O trabalho dentro do grupo de estudo ocorre para melhor auxiliar a contrução de suas pesquisas e, principalmente, de um pensamento lógico e crítico.

Cada profissional ou acadêmico possui uma responsabilidade dentro do programa além das aulas ministradas. Ou seja, as tarefas são divididas entre o grupo, onde cada um faz-se líder, porém todos devem auxiliá-lo.

Os profissionais e acadêmicos das diferentes áreas atuam em parceria para o melhor desenvolvimento dos alunos. Os professores de Educação Física execultam, junto aos alunos da turma o qual é responsável, atividades programadas e planejadas previamente, relacionando aos objetivos da aula, a prática pedagógica, sendo esta última formatada e aplicada pelos profissionais de Pedagogia e Letras. É impotante destacar que os acadêmicos de educação física, pegagogia e letras desenvolvem as atividades como professor de forma supervisionada.

Dentro das turmas o professor conta com a participação dos pais ou acompanhantes dos alunos. Esta participação é indispensável e de fundamental importância pois garantir o sucesso das aulas e o melhor aprendizado por parte dos alunos, uma vez que o PROAMDE tem os acompanhantes como parcerios, pois apesar do objetivo do programa ser focado nos alunos, o trabalho não deixa de ser estendido aos pais. Ao mesmo tempo em que tem-se a ajuda dos pais para a realização das atividades, eles também aprendem a enchergar as potencialidades dos filhos (alunos) e a saber trabalhá-las adequadamente.

O PROAMDE-FEFF esta aberto para atender a sociedade em geral da cidade de Manaus através de Atividades de Educação Física e Atividades Esportivas. Para melhor organizar esse atendimento, são estruturadas turmas de acordo com a deficiência ou idade dos alunos. Desta forma, as turmas dividem-se em:


Turma A: Infantil de 2 a 6 anos

Dias: Terças e Quintas

Horário: 14h 15h30.

Característica da turma: A turma Infantil (A) é composta por crianças de 2 a 6 anos de idade, que possuem vários tipos de deficiência, dentre elas: física (amputação), mental (Síndrome de Down), motora (Paralisia Cerebral) e múltiplas. A turma é dividida em dois grupos: andantes e não andantes. As atividades com os não andantes são realizadas em colchões. As atividades compreendem conteúdos das habilidades motoras básicas de locomoção (rastejos, rolamentos, saltos, caminhadas), manipulação (agarrar, lançar, pinçar) e equilíbrio (estático e dinâmico), visando sempre o potencial do aluno.


Turma B: Infantil de 7 a 11 anos

Dias: Terças e Quintas

Horário: 14h 15h30.

Característica da turma: Esta é uma turma composta por alunos que apresentam deficiência motora, física e mental, decorrentes da paralisia cerebral, déficit cognitivo, autismo e hiperatividade. Com estes, desenvolvem-se a aquisição de habilidades motoras básicas, através de atividades individuais e em grupo, estimulando, também, os aspectos cognitivos e sociais, e reforçando as noções de higiene.


Turma C: Adolecentes

Dias: Terças e Quintas

Horário: 14h 15h30

Característica da turma: Essa turma é formada por alunos com deficiência física, mental e auditiva de 12 a 17 anos, sendo 12 do sexo masculino e 11 do sexo feminino. Os conteúdos da educação física trabalhados são habilidades motoras básicas e específicas além da iniciação desportiva. Por se tratar de diferentes tipos de deficiência utilizamos, na nossa prática, o método inclusivo por ser o mais utilizado em grupos heterogêneos e que se caracteriza por uma preocupação com a diferença de aprendizagem entre grupos.

 

Turma D: Paralisia Cerebral

Dias: Terças e Quintas

Horário: 14h 15h30

Característica da turma: A Turma é composta por alunos com seqüelas de Paralisia Cerebral, Mielomeningocele e Espinha Bífida na faixa etária de 7 a 14 anos, onde são ministrados com aulas práticas conteúdos como: equilíbrio, manipulação, locomoção, além de noções de higiene e socialização.


Turma E: Deficiência Intelectual - Adulto

Dias: Terças e Quintas

Horário: 14h 15h30

Característica da turma: A turma é composta por alunos adultos, com idade a partir de 20 anos, que apresentam Deficiência Mental e Paralisia Cerebral. São desenvolvidas, com esses alunos, atividades motoras básicas e iniciação desportiva, dando ênfase a socialização, a atividades de consciência corporal e higiene pessoal.


Turma F: Adultos - Master

Dias: Terças e Quintas

Horário: 14h 15h30

Característica da turma: A turma é composta por alunos adultos, com idade a partir de 20 anos, que apresentam Deficiência Mental e Paralisia Cerebral. São desenvolvidas, com esses alunos, atividades de iniciação desportiva, dando ênfase a socialização, a atividades de consciência corporal e higiene pessoal. O que diferencia esta da turma E, é que os alunos apresentam maior experiencia motora.


Turma G: Síndrome Neurológica

Dias: Terças e Quintas

Horário: 14h 15h30

Característica da turma: A Turma é composta por 12 alunos, com faixa etária de 11 a 37 anos de idade. Com deficiências diferentes como paralisia cerebral, paralisia infantil, doença degenerativa espinho cerebelar, mielomeningocele e AVC. O que caracteriza a turma é que todos são usuários de cadeira de rodas.

É realizado um trabalho de manejo de cadeira com os alunos para que estes tenham maior independência.

Também é feito um trabalho de manipulação, resistência muscular, locomoção e iniciação ao desporto.


Turma H: AVC/TCE

Dias: Terças e Quintas

Horário: 14h 15h30

Característica da turma: A turma é composta por 21 alunos, adultos com diversas seqüelas, uns decorrente de meningite, outros Transtornos psiquiátricos, epilepsia, Traumatismo Craniano, Paralisado Cerebral, no entanto a prevalência é de AVC. Nas atividades desenvolvidas procura-se trabalhar principalmente a locomoção, equilíbrio, habilidades básicas de manipulação, sempre visando as potencialidades de cada um.


Turma I: Cadeirantes

Dias: Terças e Quintas

Horário: 14h 15h30

Característica da turma: 

 

Turma J: Halliwick

Dias: Terças e Quintas

Horário: 16h às 18h

Característica da turma: .


Turma K: Natação Iniciante

Dias: Terças e Quintas

Horário: 16h às 18h

Característica da turma: 

 

Turma L: Natação Avançado

Dias: Terças e Quintas

Horário: 16h às 18h

Característica da turma: .



Turma O: Basquetebol sobre rodas

Professor(a): 

Dia: Quinta

Horário: 15:30h às 17h

 

Pedagogia

Raimunda Maciel de Queiroz – Pedagoga;

Rozemilce Moreira - Pedagoga

 

O Programa pedagógico é feito anualmente, por uma pedagoga em consonância com os professores de educação física, os quais aplicam as técnicas pedagógicas, mensalmente, em seus planos de aula e diariamente, por turma, no momento da volta à calma, antes de finalizar as aulas de educação física. Consiste em estratégias que variam de acordo com o perfil dos alunos atendidos, idade, escolarização e o nível de comprometimento (físico ou mental).

As aulas ocorrem duas vezes na semana, com a participação dos pais/acompanhantes, que ajudam na realização das tarefas propostas visando a melhoria da convivência familiar e social dos alunos, através das atividades de educação física.

Procedimentos Metodológicos:

Ao iniciar o período letivo do PROAMDE, os alunos inscritos passam por uma avaliação nos aspectos pedagógicos, na qual é observado o desenvolvimento e desempenho individual dos alunos, para posterior planejamento das atividades pedagógicas.

São considerados os aspectos de percepção visual, coordenação viso-motor, socialização, compreensão de linguagem oral e escrita, expressão artística e os aspectos de higiene e saúde.

Interação grupal entre alunos-pais e/ou acompanhantes, através de algumas atividades como: reunião com os pais, passeio cultural, comemoração das datas festivas e aniversariantes do mês, (que são atividades concomitantes ao vetor evento).

Turmas:

As turmas são formadas de acordo com as características das deficiências apresentadas;

O programa atende uma media de 300 (trezentas) pessoas, distribuídas nas seguintes turmas:

Deficiência Mental – Infantil;

Paralisia Cerebral – Infantil;

Deficiência Mental – Adolescentes;

Síndrome Neurológica – Adolescentes/Adultos;

Deficiência Mental – Adulto;

Sequelados de AVC/TCE – Adultos;

Cadeirantes – Adultos.

Resultados Alcançados:

Na avaliação inicial foi observado que a escolarização é um fator inexistente entre a maioria dos alunos, contribuindo para uma alta taxa de analfabetismo, outro fator que mereceu maior atenção foi a falta de percepção corporal, seguido dos cuidados com a higiene corporal.

Assim, a pedagogia têm favorecido na melhoria do desenvolvimento das habilidades básicas dos alunos, bem como sua interação e integração sócio-cultural, e melhor compreensão de si mesmo através dos conteúdos que estão sendo trabalhados. Foi trabalhado a interação sócio-cultural, entre alunos-pais e/ou acompanhantes, através de atividades como: reunião com os pais, passeio cultural, comemoração das datas festivas e aniversariantes do mês, (Que são atividades concomitantes ao vetor evento). Avaliação: A avaliação do apoio pedagógico ocorre ao iniciar o período letivo, do PROAMDE, quando os alunos inscritos passam por uma avaliação, dos aspectos pedagógicos, na qual é observada o desenvolvimento e desempenho individual dos alunos, para posterior planejamento das atividades pedagógicas; Durante o período letivo a avaliação ocorre de forma contínua no desenvolvimento das atividades, através da observação direta como os alunos estão interagindo e desempenhando as atividades. Após a realização das aulas, é registrado pelos professores, na ficha de desempenho individual, como foi o comportamento e desempenho dos alunos durante as atividades realizadas.


.